quinta-feira, 21 de março de 2013

Delirio : Lauren Oliver


            Aquele que tenta alcançar o sol pode cair.
                                                                                                 Mas também pode voar.

                                                                                          - Delírio (entrada do capitulo 27)

Acabo de ler o livro Delírio da  Lauren Oliver simplesmente A-DO-REI!!    super recomendo, aqui vai uma resenha só para vocês terem ideia de como é.. SPOILER!!!

Amor: uma única palavra, algo delicado, uma palavra que não é mais larga ou longa que uma lâmina. É o que ela é: uma lâmina, uma navalha. Ela corre pelo centro de sua vida, cortando tudo em duas partes. Antes e depois. O restante do mundo cai em ambos os lados.
Pág. 237
~~~*~~~
No passado pensavam que o amor era algo sublime, mas isso foi antes de descobrirem que ele era o maior dos males... o Amor Deliria Nervosa
Muitas pessoas temem a intervenção que irá curá-las. Mas Lena Haloway, não. Ela mal pode esperar para se ver livre dos perigos da doença, mas ainda faltam exatos noventa e cinco dias para sua intervenção. Ela já teria feito se pudesse, mas é preciso ter dezoito anos para ser curado pelos cientistas. Do contrário, o procedimento não funciona corretamente.

Seu maior desejo é extirpar o amor de seu sangue e ser pareada com um menino que os avaliadores escolherão para ela. Na verdade, Lena quer acabar com o estigma de sua família. Ela é órfã e filha de uma não curada. Sua mãe suicidou-se por causa do amor. Lena sente os olhares sobre ela, pois as pessoas sabem que ela pode ter a doença em seu sangue.

Mas antes de passar pela intervenção, um garoto entra na vida de Lena. Alex possui a marca da cura, então é seguro conversar com ele. Ele é lindo e inteligente, porém parece estranhamente interessado nela.
Lena não entende porque Alex continua cruzando seu caminho e não gosta do que começa a sentir por ele. Será que ela foi contaminada pelo Amor deliria nervosa?

Lena descobre que a vida tem outro sentido ao lado de Alex e percebe que está com todos os sintomas da infecção do amor… a dor penetrando em seu peito, a sensação de ansiedade, o forte desejo de ter Alex em seus braços e o medo de perdê-lo, como uma faca dilacerando seu peito. Tudo que ela consegue pensar é que irá morrer… E está feliz.

A narrativa de Lauren Oliver é intensa e possui certa solidez, o que me agradou muito. Achei o ritmo lento no início, porém aumenta gradativamente no transcorrer da história. Agora, o terço final de Delírio é de tirar o fôlego. O final tenso despertou um interesse incrível de ler a  sequência. A autora foi ardilosa ao arquitetar um desfecho explosivo para instigar o leitor a continuar a série. Bem…comigo o artifício funcionou, pois realmente fiquei curiosa pelo que virá.

Oliver, Lauren. Delírio. Intrínseca, 2012. 336 paginas. (Delírio, Vol 1).
Edição: A versão brasileira ficou muito bonita, a capa é brilhosa metálica e de tom esverdeado. O miolo é de folhas amareladas. Antes de cada capítulo tem uma citação, algumas do Shhh (suma de habitos, higiene e harmonia).

Título: Delírio
Original: Delirium
Autora: Lauren Oliver
Tradução: Rita Sussekind


Trilogia Delírio:
Delírio
Pandemonium (lançamento no Brasil previsto para 2013)
Requiem (lançamento nos EUA em 2013)

Nenhum comentário: